O câncer


Para entender sobre o câncer de colo de útero  é necessário entender um pouco sobre o que é câncer.

Fonte:INCA
Nosso corpo, é constituído de uma unidade fundamental, chamada célula,
o conjunto dessas células forma tecidos, que juntos, formam os órgãos.
As nossas células são programadas para desempenhar diversas funções, como defesa do organismo, e até mesmo formação dos nossos órgãos.
Porém, algumas células sofrem mutações, e param de desempenhar as funções necessárias, e começam a se multiplicar e se multiplicar, até formarem o tumor.
Assim, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm uma coisa em comum: o crescimento desordenado ( maligno ) de células, que invadem tecidos e órgãos, podendo se espalhar por outras regiões do corpo, o que é chamado de metástase.
Estas células, tendem a ser incontroláveis  o que gera a formação de tumores, que nada mais são do que acumulo de células cancerosas.
Os diferentes tipos de câncer existem , devido aos vários tipos de células que constituem o corpo, a velocidade de multiplicação das células e a capacidade das mesmas de invadir os tecidos e órgãos vizinhos.
As causas da doença são variadas, pode estar ligado a um fator genético, ou a um tipo de comportamento. A radiação em grandes concentrações pode levar a mutação da célula, assim como o tabagismo dentre outros. Alguns tipos de câncer podem ser causados devido a um vírus, que é o caso do câncer de colo de útero, uma vez que o Papilomavírus Humano ( HPV) pode desencadear a doença.

O vírus
HPV- Papilomavírus Humano 
Vírus é um organismo que utiliza as células para se reproduzir, ele coloca o seu material genético (DNA ou RNA) dentro da célula, fazendo com que a mesma se multiplique com o material genético modificado, o que gera mutações, podendo assim desencadear o câncer.

HPV é a sigla de um vírus, o Papilomavírus Humano. Existem vários subtipos, e alguns desses infectam a mucosa anogenital. São 15 tipos de alto risco que são chamados oncogênicos. 
A transmissão do HPV é por contato direto da pele infectada com pele não íntegra. Os HPV genitais são sexualmente transmitidos, podendo causar lesões e verrugas na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

O HPV e o câncer de colo uterino

A mortalidade por câncer do colo do útero é evitável, uma vez que é possível identificar a doença precocemente através do exame de prevenção, o que permite a cura em 100% dos casos diagnosticados na fase inicial. Ainda assim, a cada ano, são 500 mil novos casos da doença e 250 mil mortes. Isso significa que em muitos casos, não há um diagnóstico inicial.
Os tipos de HPV oncogênicos estão associados a 99,7% dos casos de câncer do colo do útero.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco estão associados as baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo, à higiene intima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais. 

Desenvolvimento do câncer de colo de utero

O câncer

O câncer do colo uterino, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV.
É o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.



Sintomas

Existe uma frase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de possíveis lesões precursoras é através da realização periódica do exame preventivo. Conforme a doença vai progredindo, os principais sintomas do câncer do colo do útero são:
- Sangramento vaginal,
- Corrimento
- Dor


Fonte: Site INCA



Nenhum comentário:

Postar um comentário