Quando falamos de útero, logo nos vem a mente, a maternidade, gravidez, e tudo mais,
porém é necessário conhecer de fato o orgão, para entender um pouco sobre este lindo processo no qual se desenvolve uma nova vida, um novo ser.
O útero é um orgão que aloja o embrião e no qual este se desenvolve até o nascimento. Envolvido por ligamentos, tem em geral a forma de uma pera invertida e apresenta quatro partes:
Fundo ;Corpo ; Istmo ;Colo (cérvix):
Na sua estrutura o útero apresenta três camadas: a) interna ou endométrio, que sofre modificações com a fase do ciclo menstrual, uterino ou na gravidez;
b) media ou miométrio, feito de musculatura que constitui a maior parte do órgão;
c) externa ou perimétrio, que é uma camada protetora do órgão denominada peritônio.
A cavidade uterina é estreita no útero não grávido.
Então, como um orgão tão pequeno e estreito, consegue alojar e propiciar o desenvolvimento de um bebe relativamente grande, comparado ao seu tamanho?
Mensalmente, o endométrio se prepara para receber o óvulo fecundado, que nada mais é que o futuro embrião. Para tanto, há um aumento de volume do endométrio com a formação de vasos sanguíneos ( capilares) para nutrir o embrião, dentre outras modificações. O útero, se modifica para que toda a gestação ocorra da melhor forma.
Mas e a menstruação ?
Quando não tem fecundação, não tem embrião, porém o útero ja se preparou para recebe-lo de certa forma.Assim toda a camada interna do útero sofre descamação, se desfaz, e leva consigo os vasos sanguíneos, consequentemente o sangue, que é liberado através da vagina.
Fonte: Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar, Dângelo e Fattini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário