Como me prevenir?
O primeiro passo é a prevenção através do uso de preservativos durante a relação sexual. A pratica do sexo seguro é a melhor forma de evitar o contágio pelo HPV, que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões.
O diagnóstico é a estratégia mais importante no que diz respeito a detecção precoce da lesão precursora do câncer. Ele ocorre através da realização do exame preventivo conhecido popularmente como exame de Papanicolau. No Brasil, o exame pode ser realizado nos postos ou unidades de saúde que tenham profissionais capacitados para realiza-los. É de extrema importância que os serviços de saúde informem corretamente sobre o que é o exame, e o quanto é necessário realiza-lo, uma vez que sua realização periódica permite reduzir a mortalidade por cancer do colo do útero na população de risco. O INCA ( Instituto Nacional do Câncer) realiza várias campanhas educativas, voltadas para a população e para os profissionais da saúde, para que eles incentivem o exame preventivo.
O exame preventivo
O exame preventivo consiste na coleta de material para ser analisado em laboratório, sendo coletada uma amostra da parte externa e outra da parte interna do útero. Para a coleta do material, é introduzido um espéculo vaginal e procede-se à escamação ou esfoliação da superfície externa e interna do colo por meio de uma espátula de madeira e de uma escovinha.
Mulheres grávidas também podem realizar o exame. Neste caso, são coletadas amostras do fundo de saco vaginal posterior e da parte exterior e não da interior, para não estimular contrações uterinas.
A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disto, o exame NÃO DEVE SER FEITO NO PERÍODO MENSTRUAL, uma vez que a presença de sangue pode alterar o resultado.
Quem e quando fazer o exame preventivo
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico,principalmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade.
Em um primeiro momento, o exame deve ser feito de ano e ano, caso dois exames seguidos ( em um intervalo de 1 ano) apresentarem resultado normal, o exame pode passar a ser feito a cada três anos.
Se há alteração nos exames:
Negativo para câncer: é necessário fazer novo exame preventivo no intervalo de um ano. Se no ano anterior, o resultado tiver sido negativo, o exame deverá ser feito depois de 3 anos, e se o resultado der positivo para HPV é necessário fazer o exame em 6 meses.
Independente desses resultados, é possível que a mulher possa ter outra infecção que sera tratada, e ela deve seguir o tratamento corretamente. Muitas vezes é necessário que o parceiro também receba tratamento, pois o mesmo pode ter infectado a mulher, pois no homem, certos tipos de HPV são assintomáticos
No momento está em estudo no Ministério da Saúde o uso da vacina para o HPV pelo SUS. É importante salientar que a vacina NÃO PROTEGE CONTRA TODOS OS SUBTIPOS do HPV. Assim o exame deve continuar a ser feito, assim como o uso do preservativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário